O Estado de Direitos

A velocidade com que a informação circula atualmente torna as publicações formais mais indicadas para temas já amadurecidos e menos urgentes. Isso ficou claro para mim quando, ao longo ano de 2008, produzi uma retrospectiva do direito constitucional para uma revista acadêmica. Primeiro, durante a pesquisa, constatei que parte importante da produção sobre os temas debatidos ao longo daquele ano estava disponível apenas na internet. Isso promoveu uma alteração no meu paradigma de pesquisa para o artigo, já que sobre muitos dos temas tratados não havia ainda livros ou artigos científicos publicados em edições impressas. Paralelamente, meu artigo, entregue para publicação em janeiro de 2009, só veio a circular em setembro daquele ano. Se tivesse circulado na internet antes certamente teria sido mais útil para os leitores.
Assim, me pareceu evidente, desde então, que para temas que requerem uma circulação mais veloz e nos debates em que não é necessário seguir os rigores formais da publicação científica, a internet é uma ferramenta de comunicação indispensável.
É com essa convicção que surge o blog.

Publicado em 7 de agosto de 2012, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Querida Jane,

    Com muita alegria, chegou-me, por acaso, o link para o seu blog. No corre-corre que é nossas vidas, é praticamente impossível manter um longo e duradouro contato com as pessoas de que gostamos e as que admiramos senão que virtualmente. De um lado, percebemos como o ensino bacharelista e curricular brasileiro produziu uma gana de se publicar qualquer coisa sem muito critério para “fazer Lattes”, de outro, os bons veículos de publicação são sucateados e fatiados em segmentos de interesses espúrios. Compartilho com você essa percepção que teve à época da Retrospectiva sobre o abismo entre a publicação impressa tradicional (num cenário em que as publicações não só demoram anos para vir à lume como também se escasseiam as grandes editoras jurídicas que possam fazê-lo adequadamente- é a crise do mercado editorial jurídico brasileiro) e a publicação online das ideias, pensamentos e reflexões, que surgiu para deleite daqueles que, como eu, vão cada vez mais se afastando dos Sumos Sacerdotes e da Religião Civil cultuada nos grandes templos acadêmicos do saber. Por todo lado, as pessoas se apegam à mitificação das figuras políticas/jurídicas e à mistificação das ideias acadêmicas simplesmente pelo fato de que os cidadãos perderam, eles mesmos, a capacidade de agir, pensar, estudar e criticar por conta própria (precisam, para tanto, de professores, de Presidentes, de Partidos, de Ministros e da Mídia, etc). Como traço da nossa servidão voluntária, é deliciosamente mais cômodo sermos governados por homens e ideias que nos parecem melhores e superiores a nós do que formarmos nossa própria opinião. Será que o papel da educação de base e superior não deveria ser um instrumento popular, humanista, gratuito e universal de liberdade em vez de um clube meritocrático que (de)forma concurseiros bu(r)rocratas e que cria mitos teóricos e herois sem qualidades?

    Beijos saudosos do seu aluno, amigo e agora leitor,

    Leonardo Carrilho

  2. Oi Léo, muito obrigada pela visita e pelas palavras!

Seu comentário está aguardando moderação

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

alexfer10

The greatest WordPress.com site in all the land!

Constitutional Law Prof Blog

por Jane Reis Gonçalves Pereira

ECHR BLOG

por Jane Reis Gonçalves Pereira

UK Constitutional Law Association

affiliated to the International Association of Constitutional Law

Constitutionally Speaking

por Jane Reis Gonçalves Pereira

NYR Daily

por Jane Reis Gonçalves Pereira

SCOTUSblog

por Jane Reis Gonçalves Pereira

Public Reason

a blog for political philosophers

Law Professor Blogs Network

por Jane Reis Gonçalves Pereira

The Volokh Conspiracy

por Jane Reis Gonçalves Pereira

Legal Theory Blog

por Jane Reis Gonçalves Pereira

%d blogueiros gostam disto: